Saxenda e Victoza: o que você precisa saber?


Uma das opções terapêuticas para tratar obesidade é a Liraglutida, comercialmente conhecida como Victoza ou Saxenda.

📌É um análogo do GLP-1, tem ação pancreática na modulação da insulina e glucagon e auxilia no tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2. Além destes efeitos, também têm ação sacietógena, agindo tanto no sistema nervoso central (aumentando a saciedade e reduzindo a fome) como no trato digestivo, reduzindo o esvaziamento gástrico e a motilidade intestinal (o que também aumenta a saciedade).

🔷️ De uma forma geral, não afeta o prazer em comer e a perda de peso ocorre pela redução de calorias ingeridas. Estudos clínicos evidenciam uma perda de 6-8 kg.
Seus principais efeitos adversos estão associados ao trato gastrointestinal, como náuseas e diarreia. Efeitos colaterais graves são raros.

➖ É um medicamento seguro para ser usado em pacientes com doenças cardiovasculares ou psiquiátricas. Inclusive, os estudos mostram proteção cardiovascular, com diminuição do número de eventos.

▶️Emagrecer não é um processo fácil, rápido e nem fisiológico. Utilizar medicamentos para aderir à uma mudança de hábitos pode e deve ser uma opção para aumentar a efetividade do tratamento, desde que realizado com acompanhamento médico!

🆘️Busque ajuda, não ande sozinho! Procure o seu endocrinologista!!! 👩‍⚕️

Comentários