Entenda o reganho de peso


Se perder peso já é difícil, mais desanimador ainda é manter o peso perdido. Sabe-se que o nosso corpo reduz o gasto energético quando perdemos peso. Chega a ser até contraditório porque lutamos para aumentar o nosso metabolismo para perder peso, seja de forma natural ou não, e quando finalmente perdemos, o nosso corpo, em um mecanismo de defesa reduz ainda mais o nosso metabolismo. E mais, ainda altera a produção dos hormônios reguladores da fome, como leptina e grelina!!! Ou seja, não é só você que sente mais fome após emagrecer!!!

E qual o objetivo de saber tudo isso, me conformar que mesmo que eu perca peso a probabilidade de reganho é alta? NÃO!!

Inicialmente é entender que a dificuldade é maior do que você pensa e que se houver falha, ela não foi individual e sim biológica!!! Entender que você não pode voltar a ter os mesmos hábitos de antes e daí a necessidade da mudança do estilo de vida. Os medicamentos podem e devem existir (em situações indicadas pelo seu médico) para facilitar a adesão à esse novo estilo de comer, pensar, agir, se exercitar. De ilusões e pílulas mágicas, a internet está cheia, mas os índices de obesidade só aumentam!!!

Quer uma notícia boa? Mais de 80% das pessoas que não voltaram a engordar já passaram por tentativas frustradas anteriormente. Portanto, não desista!!! Procure ajuda médica, não ande sozinho!

Na próxima postagem falarei um pouco sobre o que fazer para driblar o nosso metabolismo e manter o peso perdido!

Comentários