Efeito platô da dieta: como fazer para driblá-lo?


Quem já experimentou fazer uma reeducação alimentar e passou pela animadora perda de peso inicial, porém estacionou depois na balança, apesar do seu esforço ? 😓

📌O efeito platô acontece porque o nosso corpo faz de tudo para voltar o que era antes. Ao reduzir o tecido adiposo, reduzimos também um hormônio chamado LEPTINA, que é responsável pelos mecanismos de saciedade, além de influenciar diretamente no metabolismo da TIREOIDE e das GÔNADAS.

💥Com a perda de peso, ocorre uma diminuição da taxa metabólica e um aumento da fome (aumento da GRELINA - "hormônio da fome")

📣5 Dicas para driblar esse efeito:

✔1. Continue se pesando: excelente ferramenta para identificar alguns deslizes alimentares e evitar o reganho do peso.

✔2. Controle o efeito avalanche: não se saboteie! Não é porque você não atingiu o peso desejado de imediato, que é melhor voltar ao sedentarismo e aos fast-foods.

✔3. Faça um diário alimentar e revise as calorias ingeridas diariamente: quantidade do azeite na salada, cappucino no final da tarde. Será que algumas calorias extras estão passando despercebidas?

✔4. Varie a atividade fisica, mudando o estilo do exercício, a intensidade do treino para inserir novos estímulos metabólicos .

✔5. Mude o set point metabólico para gerar desequilíbrios: inserção de medicação anti-obesidade; mudança na composição do cardápio alimentar.

A persistência do novo estilo de vida garantirá excelentes resultados a longo prazo.

Procure o seu endocrinologista para te ajudar em todo o processo!

Comentários

  • Fernanda disse:
    Muito legal!
    27/01/2020 | Responder